A definição de consumismo.

O consumismo é considerado uma doença psicológica. Esta afeta principalmente às mulheres, pois, na maior parte das famílias, é a elas que cabe o dever de fazer as compras e manter a casa com os produtos necessários. Na verdade, estes produtos são mesmos necessários?

A definição correta de consumismo é: “o ato de consumir produtos ou serviços, muitas vezes, sem consciência”. Portanto, esse tipo de distúrbio esta relacionado a consumir uma quantidade exagerada de produtos. Ou, também, este esta relacionado a consumir produtos desnecessários.

São comuns no dia-a-dia casos de pessoas afetadas pelas idéias consumistas. Portanto, é evidente que o consumismo é uma doença grave, pois, além de afetar uma parte considerável da população, este gera problemas financeiros a grande parte dos afetados.

O consumo e a sociedade.


O consumismo esta totalmente ligado à população e as grandes empresas. Estas empresas possuem grande influência no povo e, portanto, podem alienar as idéias desta. Mas como isso é possível?

A alienação das idéias do povo é feita por meio da mídia. Diariamente vemos milhares de propagandas. Todas estas relacionadas com a idéia de que, caso você tenha aquele produto, também terá a felicidade. Este tipo de propaganda pode, e consegue, alterar as idéias das pessoas em relação ao consumo.

É, portanto, possível notar que as empresas, junto à mídia, são os principais causadores e distribuidores das idéias consumistas.

Em busca de uma cura.


Não existe uma cura comum para todas as pessoas consumistas. Porém, é possível se acabar com este distúrbio por meio de um tratamento encima do problema que levou a pessoa a se tornar consumista. Na maioria das vezes, estas se tornam consumistas pois são mimadas pela família ou por terem algum problema relacionado à depressão.

Já para acabar com o consumismo de um modo geral, isto é algo quase impossível. É comprovado que este só existe dentro do capitalismo. Portanto, seria necessário acabar com as idéias capitalistas.

De um modo geral, a idéia consumista provavelmente nunca ira desaparecer. Porém, é possível se evitar com que estas pessoas absorvam essas idéias. O melhor meio de se fazer isso é mostrando as pessoas o quão difícil é conseguir dinheiro. Deste modo, estas irão pensar duas vezes antes de gastar com produtos inúteis.

A teoria cientifica atual e o fim dos problemas.

De acordo com uma grande quantidade de cientistas e pesquisadores, o capitalismo esta com seus dias contados. Isso se deve ao fato de que, neste modo de organização estrutural da sociedade, a tendência é que todo o lucro passe a se concentrar nas mãos de poucas pessoas.
Este é um efeito a longo prazo e fará com que quase 57% da população de trabalhadores desista de enfrentar as jornadas de trabalho diárias.

Porem, isto é apenas uma teoria. Com o fim do capitalismo, as idéias de consumo acabariam. Logo, o consumismo também. Afirma-se que, deste modo, as produções em largas escalas entrariam em crise.Isto acabaria com o consumo predatório de toda e qualquer matéria-prima e evitaria com que as pessoas tivessem essas idéias erradas de que os produtos que consumimos nos identificam.

Não se é possível prever o futuro de uma sociedade. Porem, o fim do capitalismo seria uma grande alteração na humanidade. Uma alteração positiva que acabaria com vários problemas atuais. Entre eles, o consumismo.